Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal 2009

«Deus como companhia e esperança», é o título da Mensagem de Natal do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, para o Natal de 2009.



1. A festa do Natal, património espiritual da humanidade
O Natal é um tempo especial do ano em que o Mistério bate, particularmente, à nossa porta. Cidades e aldeias, um pouco por todo o mundo, celebram o acontecimento. Nenhuma outra festa cristã conheceu tão grande popularidade. É uma festa carregada de uma beleza e de uma riqueza humanas inigualáveis. Ela faz aflorar as aspirações e os sentimentos mais verdadeiros, profundos e nobres do coração humano e de toda a humanidade: a aproximação e comunicação entre as pessoas com votos de boas festas, a ternura e o encontro das famílias, a partilha com os mais necessitados, a fraternidade, a reconciliação e a paz entre as pessoas e entre os povos. A festa do Natal faz parte do património humano!

2. Deus como companhia: Deus connosco
Devemos, porém, confessar que o comércio e a publicidade se apoderaram, de algum modo, da festa. Corre-se o risco de perder o sentido profundo do Natal, de esquecer o seu primeiro protagonista que, por vezes, é o grande ausente. Por isso, é sempre necessário um chamamento ao essencial, ao coração da fé.
A festa cristã de 25 de Dezembro faz memória do nascimento de um Menino. Milhões e milhões de pessoas reconhecem nele o próprio Filho de Deus, “Deus de Deus, Luz da luz”. No Natal celebramos esta vinda de Deus ao coração do nosso mundo: Deus tão humano como nós e, em certos aspectos, ainda mais humano.
O acontecimento é único, inaudito, inconcebível, inimaginável: Deus ao nível do homem para elevar o homem à altura de Deus. Por isso, o Natal cristão é, antes de mais, a festa da generosidade superabundante de Deus. É o próprio Deus que se dá a nós, Deus connosco e para o mundo.
Ele veio e continua a vir, na história da humanidade, a bater à porta de cada homem e de cada mulher de boa vontade para trazer às pessoas, às famílias e aos povos o dom da fraternidade, da concórdia e da paz.

3. Um Natal diferente: para novos modos de vida
A mensagem do Natal é sempre nova como são novos os problemas do mundo e as circunstâncias da vida em cada ano. No firmamento dos últimos dias deste ano 2009 pairam, sobre o mundo e o nosso país, nuvens negras, densas e ameaçadoras: os reflexos da crise económico-financeira, o desemprego crescente, as novas situações de pobreza, o cancro tentacular da corrupção, a quebra de confiança na justiça, a gripe A, as alterações climáticas que ameaçam o nosso planeta... Acrescem ainda os problemas que vivemos nos diferentes momentos do nosso caminho pessoal e familiar. Vamos tomando consciência de que “a sociedade cada vez mais globalizada torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos”(Bento XVI, O amor na verdade, n. 19).
Neste contexto, a mensagem de fraternidade e de paz que Cristo traz ao mundo chama-nos a viver um Natal diferente. Chama-nos, concretamente, a um suplemento especial de fraternidade e partilha para nos fazer próximos e ajudar as pessoas e famílias em dificuldade; a novos modos de vida marcados por novas formas de solidariedade e por uma santa e saudável sobriedade, como estilo de vida ordenado, equilibrado, atento ao essencial e fora de todo o tipo de excesso no consumo, no endividamento, na escravidão da moda, na ostentação da grandeza e da riqueza, no supérfluo. Sem fraternidade, solidariedade e sobriedade não haverá futuro.
Peçamos pois ao Senhor: Dá-nos, Senhor, neste Natal um coração novo, mais fraterno, solidário e sóbrio, capaz de nos fazer próximos e de partilhar de mãos largas.
Um Natal assim será Natal de esperança!

A todos os diocesanos endereço os melhores votos de santo, fraterno e solidário Natal e feliz Ano 2010!


Leiria, 8 de Dezembro de 2009.

+ António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campanha de Advento

Caminho de Luz: viver o Natal em Família




O Natal é a grande festa da família. E é em família que os catequizandos são convidados a viver este tempo de Advento na preparação do acolhimento de Jesus Cristo que vem.


Seguindo o que o Sr. D. António Marto escreve na carta pastoral para este ano, esta é uma oportunidade para reforçar o «papel importante da família como “Igreja doméstica”, isto é, Igreja presente na casa familiar, primeira célula viva da família maior que é a Igreja, primeira expressão incarnada da comunhão que caracteriza a comunidade cristã: “perseverante no ensino da fé, na comunhão e partilha fraterna, na Eucaristia e na oração, no testemunho do amor e do serviço”. A cada família deixo um apelo vibrante: “Família, reaviva o dom da comunhão que está em ti! Cultiva a espiritualidade da comunhão”!» (D. António Marto, Ir ao coração da Igreja, 4.7)


Propõe-se que, em cada família, se construa uma «Coroa de Advento». Cada uma das quatro velas será o sinal de uma característica desta espiritualidade de comunhão vivida na família: oração, escuta e diálogo, partilha e serviço.

Notícia in: catequeseleiria.blogspot.com/

Em Fátima «um dia com as crianças»



Uma das novidades que traz o Ano Pastoral 2009/2010 no Santuário de Fátima prende-se com a realização de um programa pastoral direccionado para o público infantil.


Assim, a partir do Advento, no 3º sábado de todos os meses, o Santuário de Fátima convida os mais novos para um programa especial e especialmente para eles preparado.


Este projecto, intitulado “Um dia com as crianças”, é de participação livre e gratuita, e inicia a 19 de Dezembro de 2009. Incluiu momentos de celebração, oração e catequese.






Notícia e programa in: Portal do Santuário de Fátima.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FESTA DA COMUNIDADE

No passado dia 18 de Outubro, em Minde no Pavilhão Ana Sonça, foi realizada a festa da Comunidade, onde estavam presentes pessoas dos três centros, Covão do Coelho, Minde e Vale Alto.
A festa deu inicio por volta as 11.30h, com a entrada do Sr. Padre Albino acompanhado pelo Missionário Patrício e por duas acólitas. Seguidamente todas as crianças de Minde, Covão do Coelho e Vale Alto, levaram até ao altar frases que nos ajudaram a reflectir sobre o que é a comunidade e a sua importância no nosso dia-a-dia.
No ofertório, foi o momento de todas as organizações/comunidades da Paróquia de Minde oferecerem um objecto que simbolizasse o trabalho que essa entidade realiza no seu dia-a-dia. Foram muitas as ofertas, contudo o Padre Albino reflectiu afirmando que mesmo que não tenhamos um objecto para oferecer, oferecemo-nos a nós próprios, pois o que conta é a intenção.
Na acção de graças, três crianças dos três centros levaram três símbolos, a água, a flor e a vela, cada um com o seu significado.
Toda esta missa foi organizada e executada com a colaboração de todos os catequistas dos três centros, e com a participação do grupo coral de Minde.
Posteriormente à missa, seguiu-se o comes e bebes, onde estava disponível a toda a população um vasto leque de comida e bebida a um preço acessível.
Todo este esforço por parte dos catequistas foi recompensado com a colaboração de todos os pais e também com a boa-disposição de toda a população ao longo de toda a tarde. desde já, em nome dos catequistas, deixamos aqui uma palavra de agradecimento a todos que ajudaram na realização desta missa.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O acender da vela


Para o blog da catequese do covão do coelho, é com sumo agrado que me dirijo a todos os que acompanham "esta Estante da Palavra" dos catequistas do Covão do Coelho, que pretendem ser:
O ACENDER DA VELA

  • Que é a Luz da Vida! Onde se faz luz, nasce também a Vida! Quem o segue, terá a Luz da Vida!
  • Que ilumina as trevas do nosso coração. Basta um pequenino raio da luz do bem, para vencer todo o mal e todo o ódio, que conduz à morte;
  • Que é a Estrela que indica o caminho e nos guia, entre as obscuridades e os perigos do mundo! Com a Sua luz, não perdemos a orientação! A Sua luz faz-nos viver e indica-nos a estrada. "Quem me segue, terá a Luz da Vida"!
  • Que é a Luz resplandescente, invisível a nossos olhos, mas sensível ao coração! É a verdadeira luz espiritual de todas as pessoas de boa vontade. É o Deus connosco, nascido da Virgem Maria em Belém!
  • Que é a Luz da sabedoria, do conhecimento e da Verdade. Com Ele venceremos a escuridão da mentira e da ignorância. Quem O segue, não anda nas trevas!
  • Que é a luz que gera o calor da ternura e do amor. Onde há amor, levanta-se uma luz no mundo! Onde há ódio, o mundo permanece na escuridão. No estábulo de Belém, apareceu e interrompeu a grande luz que o mundo esperava;
  • Que é a luz de Belém que nunca mais se apagou. Ao longo dos séculos, envolveu homens e mulheres "cercou-os de luz". Por isso, onde despontou Sua Luz, aí desabrochou também o perdão e a bondade;
  • Que é um rasto de luz, de amor e de verdade que atravessou os séculos. A Sua Luz inflama-se e apega-se, de geração em geração, desde há dois mil anos e até hoje, como nos recorda São Paulo, cujo coração foi atravessado pela Sua intensa luz. Onde brilha esta luz, nasce uma nova criatura!
  • Que é o esplendor da Sua Luz, que irradia do Seu rosto de Menino, contagia e acende em nossos corações a chama da bondade de Deus!
  • Que é a luz que veio ao mundo mas os homens amaram mais as trevas que a Luz.

Não deixemos que esta chama luminosa se apague por causa das correntes frias do nosso tempo! Guardemo-la fielmente e dêmo-la aos outros! Que nós levemos, com o nosso amor, esta luz ao nosso mundo!

A VELA ACESA É O SÍMBOLO DA FÉ, DA VIDA EM DEUS E DA PRESENÇA DA VIDA EM NÓS

Ass: Padre Albino

sábado, 17 de outubro de 2009

Eucaristia de Início da Catequese 10-10-2009

No sábado, dia 10 de Outubro, realizou-se na igreja do Covão do Coelho a Eucaristia de Início de Catequese, do ano pastoral 2009-2010.
Toda a eucaristia foi dinamizada pelos catequistas e abrilhantada pelo Coro Fogo de Deus.
Começou por se fazer o Compromisso dos Catequistas. Após a Confissão, fez-se uma breve reflexão sobre – Eu e Deus – Eu e os Catequistas – Eu e os Catequizandos.
No momento da Homilia, os catequistas reponderam ao chamamento de Deus dando resposta às seguintes perguntas: Para que é que Deus nos chama? A vossa vocação é um presente de Deus? Têm confiança em Deus? Ser Catequista renova-se a cada dia? Como é que a vossa vocação de catequista se manifesta no dia-a-dia? A vocação do catequista é comunitária?
O Credo foi rezado diferente do habitual, passo a citá-lo:
Pai
Ceio em Ti, Deus e Criador, única Fonte da Minha vida.
Creio na tua Misericórdia em me perdoar e em me acolher sempre como filho(a)
Jesus Cristo .
Creio em ti Nascido da Virgem Maria, que me faz descobrir o amor de Deus Pai por mim e que, Teu grande amor, morresse numa cruz para nos salvar. Creio em ti, Jesus Eucarístico, que deixaste o teu Corpo e o Teu Sangue para alimentar a minha vida.
Espírito Santo
Creio que procedes do Pai e do Filho, que estás em mim, que ages em mim com os Teus dons. Ó Pai, Te peço pela força do Teu Santo Espírito que eu seja catequista, construtor do Teu Reino e, com um coração simples possa contemplar e anunciar o Mistério da Encarnação e louvar para sempre a Trindade Santa.
Glória ao pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, desde agora e para sempre, ao Deus que é, que era e que vem pelos séculos.
Amém.
Na Acção de Graças, enquanto o coro nos alegrava com um cântico de Louvor a Deus, as catequistas alegraram-no com gestos, demonstrando que querem Seguir os Seus passos e Amá-lo todos os dias das suas vidas.
Nas semanas seguintes, serão os diferentes grupos de catequese a dinamizar as eucaristias de sábado à noite, com a colaboração dos seus catequistas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Calendário das Eucaristias

Outubro
  • dia 17 - XXIX Domingo do Tempo Comum - 10º ano
  • dia 24 - XXX Domingo do Tempo Comum - 9º ano
  • dia 31 - XXXI Domingo do Tempo Comum - 8º ano

Novembro

  • dia 07 - XXXII Domingo do Tempo Comum - 7º ano
  • dia 14 - XXXIII Domingo do Tempo Comum - 6º ano
  • dia 21 - XXXIV Domingo do Tempo Comum - 5º ano
  • dia 28 - I Domingo do Advento - 4º ano

Dezembro

  • dia 06 -II Domingo do Advento - 3º ano
  • dia 12 - III Domingo do Advento - 2º ano
  • dia 19 - IV Domingo do Advento - 1º ano

domingo, 4 de outubro de 2009

Eucaristia de Início da Catequese

No próximo sábado, dia 10 de Outubro de 2009, realiza-se a Eucaristia de início do ano pastoral 2009-2010, pelas 20 horas.



"Se Deus sabe trabalhar através de mim, sabe trabalhar através de qualquer pessoa."

(Francisco de Assis)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bem-vindos ao blog da Catequese do Covão do Coelho



A Catequese do Covão do Coelho pretende com este espaço, divulgar a fé cristã e os acontecimentos desta comunidade.