Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

ACREDITAR

O grupo do 6º ano debruçou-se esta semana sobre o tema ACREDITAR.
Começaram por conversar sobre as suas dificuldades em Acreditar em determinadas situações do seu dia-a-dia e nas situações em que realmente Acreditam .

Assim, chegaram às seguintes conclusões:

Acreditar…
…é tentar muitas vezes até alcançarmos o nosso objectivo.
…é acreditar que consigo fazer alguma coisa.
…é ter esperança em nós próprios.
…é saber que vamos conseguir.
…faz parte do ser humano.
…é ser alguém no mundo.
…é acreditar em Deus.
…é nunca perder a fé.
…é ter amor a Deus.
…é nunca desistir.
…é ter confiança.
…é conseguir.
…é ter tudo.
…é ter paz.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Campanha de Advento 2010

O Natal é a grande festa da família. E é em família que os catequizandos são convidados a viver este tempo de Advento na preparação do acolhimento de Jesus que vem. Assim, voltamos a sugerir uma campanha de Advento-Natal voltada essencialmente para as famílias, tendo como sinal visível da caminhada a Coroa de Advento, em que cada uma das quatro velas irá simbolizar o «fogo da caridade» que cresce nos pensamentos, nas palavras, nas acções e nas atitudes.

O carderno com a campanha pode ser descarregado aqui.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Acampamento da Catequese 2010



Dia 25 de Setembro pelas 15:00 horas reunimo-nos junto á Igreja do Covão do Coelho, um grupo bem animado composto por 3 Catequistas e por 10 Catequizados (finalistas 2009/2010 e do 10º ano lectivo 2010/2011). Nos carros das catequistas e do Sr. Lapas partimos com destino a Constância, que muito bem nos acolheu, deixando a nossa aldeia para trás mas sempre presente no nosso coração. Na bagagem muita animação e expectativas de um super-fim-de-semana a acampar todos juntos.

Ao chegarmos, saímos do carro, bem alegres e fomos montar as tendas, o que demorou algum tempo, mas sempre seguindo o tema proposto pelas catequistas “UNIÃO e INTER-AJUDA.” Mais tarde fomos jantar e não faltou a vontade para seguirmos o tema proposto, estes momentos dignos de ”best of” além de ficarem para sempre marcados na nossa memória, ficaram também registados em fotografia para mais tarde recordar e “reviver”. O convívio não se ficou por aí, na Praça Central da linda Vila de Constância foi realizado um jogo de mímicas sobre os “7 PECADOS MORTAIS” o que deu para aprender, conviver, reflectir e conhecer a vila. De seguida, fomos para junto do rio comer “marisco” e bolo, cantar e fazer outro jogo “O JOGO DOS SENTIDOS”, este feito em pleno silêncio da noite onde o sentido da audição foi posto à prova. Durou até tarde até que as catequistas foram para as tendas, mas os queridos catequizados esticaram o convívio pois o sono não vinha e queríamos mais interacção.

Era ainda bem cedinho do dia 26 quando alguns elementos do grupo nos acordaram em grande euforia para continuar o que não tinha sido terminado no dia anterior. Depois da alvorada fomos todos jogar ténis e o mais hilariante é que ninguém sabia jogar mas todos se divertiram. Mais tarde fomos para o rio que estava bem gelado, mas não desistimos de mergulhar e nadar.

Ao meio-dia fomos almoçar para depois “batermos uma sesta” na relva à sombrinha fazendo a digestão e um por um escreveu o que mais gostou e o que menos gostou deste acampamento. A conclusão que tiramos foi positiva pois queremos mais e mais vezes este género de actividades, pois nos ajudaram a reflectir e a unir um grupo que vem sido formado desde a 1º classe.

Os mergulhos e a diversão voltaram mas infelizmente tínhamos que preparar a partida para junto da família. Assim, fomos arrumar as tendas e carregar os carros das catequistas e do Sr. Carlos. As 20.30h estávamos de novo junto a Igreja da nossa aldeia.

Foi um fim-de-semana e peras “cheio de frutas doces”, uma autêntica salada de fruta de animação, diversão e o mais importante a UNIÃO do grupo.

“Vamos viver melhor!”


Partindo da frase “Vamos viver melhor!”, os jovens do 6º ano, reflectiram sobre as situações que nos destroem a vida e as que nos fazem viver melhor, chegando às seguintes conclusões:

Situações que nos destroem a vida:
Os ladrões
O desemprego
O álcool
Os gays
Roubar
Matar pessoas
Não ajudar os outros
Beber demais
Darmos um tiro
Assaltarmos
Roubar roupa
Ir para a prisão
Não ser amigo dos outros
A morte de um familiar muito chegado
Quando estamos em baixo
Os nossos amigos serem falsos
Perder uma coisa que adorávamos

Situações que nos fazem viver melhor:
Demitir o Sócrates e o Cavaco Silva
Haver mais pessoas a limpar as ruas
Haver mais padres e mudar de Papa
Haver outro João Paulo II
Ser amigo de todos
Ter uma família para nos apoiar
Ser feliz
Ajudar as pessoas amigas
Viver em comunidade
Ser amigo, mesmo das pessoas que não são nossas amigas
Não ser cruel com os outros
Sermos unidos
Poupar dinheiro
Ajudar os menos afortunados
Ser prestável
Ganhar o euromilhões
Ter casa
Ter família
Viver no Havai
Ter saúde

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eucaristia de Início da Catequese - 9 de Outubro de 2010

Após uma longas férias de Verão, vamos começar mais um ano de catequese.
No próximo sábado, dia 9 de Outubro de 2010, pelas 20 horas, vamos celebrar na eucarístia o início deste ano de catequese.
Todos juntos, vamos comprometer-nos a crescer na Fé e a viver com intensidade as propostas de Jesus Cristo.
As inscrições para o 1º ano, serão entre as 19 h e as 20h, do mesmo dia, no salão paroquial.

sábado, 12 de junho de 2010

Peregrinação Anual das Crianças ao Santuário de Fátima











Como tem vindo a ser habitual, no dia 10 de Junho, realiza-se a Peregrinação Anual das Crianças ao Santuário de Fátima. Este ano não foi excepção para o Centro de Catequese do Covão do Coelho. O slogan desta peregrinação foi: "Quereis oferecer-vos a Deus?", uma vez que este ano se celebra o 100º aniversário do nascimento de Jacinta, que é um exemplo de vida que deve ser seguido pelas crianças. quando esta respondeu "sim", a Nossa Senhora, quando Ela lhe colocou esta mesma pergunta. Assim que chegamos ao Santuário de Fátima, dirigimo-nos para a Igreja da Santíssima Trindade para ver o espétáculo. Jacinta, flor que sorri para o céu. Após este belo espetáculo, dirigimo-nos para junto do altar no Santuário, para a celebração eucarítica. Por vezes fomos surpreendidos pela chuva, mas nada nos afastou deste belo momento vivido por milhares de crianças, vindas de todo o país. No final, as crianças foram presenteadas com um livro JACINTA, UM CORAÇÃO DE OURO para que possam conhecer melhor a vida desta beata, que dedicou a sua vida a Deus.








sexta-feira, 4 de junho de 2010

Festa da Fé


No dia 29 de Maio de 2010, os jovens do 5º ano, celebraram na eucaristia a Festa do Credo.
Esta eucaristia reflectiu-se sobre a nossa caminhada na Fé.
Jesus é Pedra Viva...é Pedra Angular, que sustenta e dá sentido à vida de todos nós! Porque a Festa do Credo ou Festa da Fé encontra o seu expoente máximo na ressurreição de Jesus Cristo, verdadeira e original Pedra Viva, criou-se uma estrutura que se assemelha a uma pedra (angular). Cada catequizando, ofereceu uma pedra com o seu nome inscrito, simbolizando a fé professada em Jesus Cristo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Festa do Bom Pastor - 2010

No dia 24 de Abril de 2010, celebrou-se a Festa do Bom Pastor na nossa Paróquia. Esta celebração teve lugar no Covão do Coelho, com a participação das crianças dos três centros de catequese, e o grupo de escuteiros da paróquia, sendo a mesma organizada pelas catequistas.
A eucaristia foi celebrada pelo Padre Domingos, presidente do Seminário de Leiria. Este veio à nossa paróquia, com o objectivo de apreciar o notável trabalho que tem sido desenvolvido pelo seminarista Patrício Oliveira.
Sendo o Padre Albino o nosso pároco, quisemos homenageá-lo com algumas imagens que comprovam o seu brilhante trabalho como “pastor do nosso rebanho”, bem como do seu discípulo Patrício, que muito tem colaborado nas várias dinâmicas da nossa paróquia, como é o caso da sua participação no Coro Fogo de Deus, que alegrou esta eucaristia com cânticos de louvor a Deus.
Após a Eucaristia, a festa continuou com “comes e bebes”.
O Centro de Catequese do Covão do Coelho, agradece a todos quantos colaboraram connosco, na Festa do Bom Pastor.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Festa do Bom Pastor

É no próximo sábado, dia 24 de Abril, que vamos realizar a Festa do Bom Pastor.
A Eucaristia será às 19 horas, na antiga fábrica Tofil. Após a eucaristia haverá beberete.
Esta festa é organizada pelo Centro de Catequese do Covão do Coelho com  a colaboração dos outros dois centros da Paróquia de Minde (Minde e Vale Alto).
Aguardamos a presença de toda a comunidade paroquial.

sábado, 3 de abril de 2010

V Domindo da Quaresma


No 5º Domingo da Quaresma, 21 de Março de 2010, a Diocese de Leiria-Fátima foi em peregrinação ao Santuário de Fátima. Por isso, o desafio desta semana foi esse: participar, com a família, na peregrinação da família dos cristãos da nossa Diocese a Fátima.
O Padre Albino e o seminarista Patrício estiveram presente nessa cerimónia, bem como o nosso amigo Simão Pedro, teve a honra de levar o andor de Nossa Senhora de Fátima.

Dia de S. José

Todos os anos, a 19 de Março - para tantos, dia de S. José! – comemora-se o DIA DO PAI . Como não podia deixar de ser, a Catequese do Covão do Coelho quis também celebrá-lo, na missa de vespertina, no sábado, dia 20 de Março, não porque pense que o Pai possa algum dia passar a ser uma “espécie em vias de extinção” e precise de particular protecção, mas porque SER PAI - tal como a Catequese vê o Pai, um Pai por excelência! – merece um louvor, um agradecimento e um carinho muito especial!
Por isso, nós queremos recordar aqui que, para se SER PAI, é vital crescer e amadurecer primeiro, para depois se dar conta de que abrir as portas à Vida, e recebê-la com Alegria. É um DOM e uma verdadeira AVENTURA, que implica responsabilidade, compromisso e fidelidade para SEMPRE! Não se desiste jamais de um filho! Nunca mais se deixa de ser Pai, passem os anos que passarem, aconteça o que acontecer...um filho, ou filha, nunca se riscam do mapa!
A cada PAI generoso que, apesar das dificuldades, luta, ou lutou, por conseguir ser cada vez MAIS e MELHOR PAI, um ABRAÇO grande, cheio de solidariedade da Catequese do Covão do Coelho.

Após uma breves palavras do P.Albino, foi projectada uma apresentação com o tema SER PAI É… Nela constavam as fotos dos nossos catequizandos com uma frase, sobre o que é Ser Pai.

Na altura do ofertório, as crianças ofereceram alguns dos objectos fundamentais que os seus pais utilizam ao logo do crescimento dos seus filhos, foram eles:
Uma chupeta – que me acalmava quando estava a chorar
Uma fralda de pano – com que me limpaste quando estava sujo(a)
Uma colher de criança – com que me ensinaste a comer
Uns sapatos de bebé – com os quais me ajudaste a dar os primeiros passos
Um livro de histórias – com que me incentivaste á leitura

Na Acção de Graças, dois dos nossos jovens leram o poema: “ Dia de S. José”

Hoje, é dia de São José
Um santo muito especial
Muita gente, lhe pede graças
E remédio, para seu mal

Deus lhe dá esse poder
Porque ele sempre soube ser
Um homem íntegro e de linha
Viveu sempre na humildade
Conservando a sua castidade
Era só amor, que o seu coração tinha

E uma linda jovem consagrada
Foi, por ele, desposada
Para tomar conta dela

Mas ele não imaginava
O que ia acontecer
Aquela jovem donzela
Tinha muito que sofrer

Revelou a São José
Que, no seu ventre, aceitou
Gerar um lindo menino
Que tanta dor lhe causou

Foi por vontade de Deus
Que isso aconteceu
Ela era virgem e ele era casto
Homem algum, conheceu

Mas São José ficou triste
Sem saber o que fazer
E repudiou-a em silêncio
Para ela não ter que sofrer

As represálias daquele tempo
Por ter traído o marido
Porque ninguém compreendia
O que tinha acontecido

Até que, num belo dia
Um anjo lhe apareceu
E tudo lhe revelou
Que Maria ia ser mãe
Sem conhecer outro homem
E, sua dúvida, sossegou

Nasceu o Menino Jesus
E São José o adoptou
Como seu filho verdadeiro
E a sua arte, lhe ensinou
Pois ele era carpinteiro

Que tarefa tão difícil
O Pai do Céu lhe entregou
Mas ele cumpriu a rigor
Criou e educou
O nosso Salvador

É padrinho de muita gente
Que, a este mundo vem
Uns, são os pais que escolhem
Outros, os que, padrinhos, não têm

E pai adoptivo
Ou nosso padrinho
São José nos acompanhe
E nos guie no caminho

quinta-feira, 18 de março de 2010

IV Domingo da Quaresma


O quarto símbolo que o 2º ano colocou no nosso canto de oração desta Quaresma, junto com a cruz, a vela e a flor, foi a Bíblia.
No Evangelho, Jesus conta a história de um filho que pediu metade dos bens do pai, saiu de casa e gastou tudo. Quando começou a sentir fome, voltou para casa... sabes o que aconteceu?
«Disse-lhe o filho: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’. E começou a festa» (Lc 15, 21-24).

Na celebração do nosso Baptismo há sempre uma leitura e reflexão da Palavra de Deus. A vida que recebemos nesse dia precisa de ser alimentada: escutarmos o que Deus nos quer dizer no livro da sua Palavra, a Bíblia, é a melhor maneira de aprender a viver como cristãos. O Pai que nos perdoa e nos purifica, faz festa connosco e ajuda-nos a encontrar o caminho da verdadeira felicidade!
Rezemos esta oração:
Amigo Jesus,
Tu nos dás a certeza que Deus é um Pai amigo,
Sempre pronto a perdoar, abraçar e fazer festa connosco!
Ajuda-nos a acolher esse grande amor
E a vivê-lo entre nós, na nossa família.
Ajuda-nos a sermos cristãos de verdade.
Ámen.

terça-feira, 9 de março de 2010

III Domingo da Quaresma


Uma Flor - Foi o símbolo que os catequizandos do 3º ano acrescentaram ao nosso canto de oração.
No Baptismo recebemos a Vida de Deus em nós. A água é sinal dessa Vida. E, como um agricultor que cuida da sua terra, também Deus cuida de nós para que essa Vida semeada em nós dê fruto. Por isso nos dá a Igreja: nela alimentamos e vivemos a nossa fé com os outros cristãos, escutamos a Palavra, rezamos e celebramos os Sacramentos, vivemos como irmãos que se ajudam uns aos outros e cuidam dos que mais precisam de ajuda...

Rezemos juntos:
Amigo Jesus,
Como o vinhateiro, também Tu não desistes de nós.
Vens ao nosso encontro com a tua Palavra
Para cuidar de nós, e nos ajudar converter e a dar fruto.
Nós queremos ser uma flor no teu jardim,
Queremos viver na alegria e na esperança,
Queremos acolher a tua Vida em nós.
Ámen.

Vamos fazer como estas crianças. Escrever uma lista de todas as coisas boas que já recebemos, vivemos ou celebramos em Igreja.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

II Domingo de Quaresma – A Vela

Na segunda semana da Quaresma, os catequizandos do 4º ano acrescentaram mais um símbolo ao nosso canto de oração – A Vela.
Relembraram que quando as crianças são baptizadas pequeninas, são os pais e padrinhos que rezam, nesse dia, em nome delas a oração dos filhos de Deus, o Pai Nosso. Esta oração é muito importante para nós, cristãos, porque é a oração que Jesus nos ensinou. Comprometeram-se a rezá-la todos os dias com a tua família.
Depois fizeram o seguinte pedido:

Amigo Jesus,
Tu, que mostraste a tua luz aos discípulos,
Ilumina a nossa vida.
Ensina-nos a rezar como Tu rezaste.
Ajuda-nos a ser uma família unida na fé e na oração.
Ámen.


Tal como eles, rezemos todos o Pai Nosso.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

I Domingo de Quaresma - A Cruz

A Páscoa é a grande festa dos cristãos. A Quaresma é um tempo de preparação para essa grande festa em que celebramos Cristo Ressuscitado, Ele que venceu a morte e está vivo entre nós!
Ao longo das semanas da Quaresma vamos construir um canto de oração. Para ir enriquecendo este espaço, ao longo das semanas da quaresma, vamos acrescentando diferentes símbolos.
O símbolo do 1º Domingo da Quaresma é a CRUZ.
Os catequizandos do 5º ano, relembraram que no dia do nosso Baptismo, ao entrarmos na Igreja, o primeiro gesto que os nossos pais fizeram, foi traçar o sinal da cruz na nossa testa. A cruz é um sinal da nossa fé, desde o primeiro momento da nossa vida como cristãos! E rezaram a seguinte oração:

Amigo Jesus,
Tu, que venceste as tentações,
Tu nos ensinas, com a tua vida, no caminho para a cruz,
Que podemos sempre confiar no Pai do Céu que nos dá Vida,
Pois «nem só de pão vive o homem».
Nós acreditamos em ti, Jesus, mas aumenta a nossa fé!
Aumenta a fé da nossa família!
Ámen.

Após a oração fizaram um Exame de Consciência.
- Escutamos o que nos diz o coração?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus.

- Sou capaz de fazer alguma coisa pelos outros? Gosto de ajudar? Sou vaidoso, orgulhoso? Gosto de ter todas as atenções voltadas para mim? Estou sempre à espera que me elogiem? Faço o que é necessário, lá em casa?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

- Sou capaz de partilhar? Gosto de dar? Estou atento às necessidades dos outros? Sou útil aos outros? Sei fazer as coisas, sem “dar nas vistas”?!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

- Rezo habitualmente ou quase nunca rezo? Rezo só para pedir, ou sei também agradecer? Sei fazer silêncio, para rezar? Que tempo dou a Deus,
na oração, na catequese, na Eucaristia? Esqueço-me facilmente de rezar ao Pai que está nos céus?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».
- Jejuar não é apenas não comer ou comer menos! O jejum não se refere apenas aos alimentos e às bebidas. Refere-se também ao barulho e ao ruído e a todas as coisas que nos distraem de Deus e dos outros! Podemos jejuar de palavras ofensivas, de gestos feios e violentos. Pensa, no teu coração:

- Sou capaz de deixar de comer, de beber ou de usar alguma coisa, para ajudar a quem mais precisa? Sou capaz de evitar o ruído e o barulho, para
melhor estudar e melhor rezar? Sou capaz de me “desligar” das máquinas, (mp3, PSP, ipod, computador) para dar mais atenção a Deus e aos outros? Digo palavras feias? Sou agressivo nos meus gestos?

No final, pediram perdão, rexando o Acto de Contrição.
Meu Deus, porque sois tão bom!
Tenho muita pena de vos ter ofendido!
Ajudai-me a não tornar a pecar!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Campanha da Quaresma 2010


Caminho de Vida - Viver a Páscoa em Família


Já está disponível a proposta para a campanha da Quaresma 2010. À semelhança da proposta do Advento, esta campanha procura incentivar a vivência familiar da caminhada para a Páscoa, com a construção de um «canto de oração» em casa, e a proposta de um breve momento de oração em família. Para cada semana sugere-se também uma acção.

Com uma referência constante ao Baptismo, procura reforçar-se a consciência baptismal e ajudar a viver a dimensão de «igreja familiar» a que cada família cristã é convidada na carta pastoral deste ano: «Família, reaviva o dom da comunhão que está em ti! Cultiva a espiritualidade da comunhão!» (D. António Marto). Nesse sentido, a campanha inclui também um momento de oração familiar para o dia de Páscoa.

No «canto de oração», em cada semana é colocado um novo sinal, tendo como ponto de partida e ponto de chagada a cruz, a mesma cruz que poderá ser utilizada no momento da bênção da família, na Visita Pascal.

Para mais informações consultar:http://catequeseleiria.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Encontro Interdiocesano de Catequeistas


Com o tema «Catecumenado», realiza-se no Centro Catequético, em Fátima, nos dias 13 e 14 de Fevereiro.
O Encontro Interdiocesano de Catequistas, organizado pelas Dioceses da Zona Centro (Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal) vai decorrer em Fátima, no Centro Catequético, nos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2010, com o tema «Catecumenado».

Em muitas paróquias aumenta o número de crianças que iniciam o itinerário catequético sem serem baptizadas. O RICA (Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos) dedica um capítulo à celebração dos sacramentos de iniciação cristã das crianças em idade de catequese. Esta é uma oportunidade para aprofundar a questão e estudar formas concretas de responder a esta problemática.

Publicado em: http://catequeseleiria.blogspot.com/

Retiro Diocesano de Catequeistas



Nos dias 6 e 7 de Março de 2010, no Centro Catequético, em Fátima. Será orientado pelo Pe. Pedro Viva, tendo como base o tema diocesano «Ir ao coração da Igreja».

Durante o tempo da Quaresma é uma oportunidade para os catequistas aprofundarem e viverem a «espiritualidade da comunhão» neste ano dedicado à comunhão e corresponsabilidade na comunidade cristã.

As inscrições devem ser enviadas para o Serviço Diocesano de Catequese até ao dia 23 de Fevereiro de 2010.

Publicado em:http://catequeseleiria.blogspot.com/

Como rezar o Terço



Os jovens do 5ºano, na última catequese aprenderam como rezar o terço. Por isso decidiram colocar no blog da nossa catequese um pouco do que aprenderam.

Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.
1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.


MISTÉRIOS GOZOSOS - 2ª feira e Sábado
1º MISTÉRIO: ANUNCIAÇÃO – O ANJO ANUNCIA A MARIA QUE ELA SERÁ MÃE DO FILHO DE DEUS
2º MISTÉRIO: MARIA VISITA SUA PRIMA IZABEL IDOSA QUE ESTAVA GRÁVIDA DE JOÃO BATISTA
3º MISTÉRIO: JESUS NASCE EM UMA GRUTA, EM BELÉM.
4º MISTÉRIO: APRESENTAÇÃO DE JESUS AO TEMPLO
5º MISTÉRIO: A PERDA E O REENCONTRO DE JESUS EM JERUSALÉM

MISTÉRIOS DOLOROSOS - 3ª feira e 6ª feira
1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS
2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA
3º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE ESPINHOS
4º MISTÉRIO: JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O CALVÁRIO
5º MISTÉRIO: JESUS MORRE NA CRUZ

MISTÉRIOS GLORIOSOS - 4ª feira e Domingo
1º MISTÉRIO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS
2º MISTÉRIO: A ASCENÇÃO DO SENHOR
3º MISTÉRIO: A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS
4º MISTÉRIO: A ASSUNÇÃO DE MARIA AO CÉU
5º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE MARIA POR JESUS E OS ANJOS

MISTÉRIOS LUMINOSOS - 5ªfeira
1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS
2º MISTÉRIO: A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ
3º MISTÉRIO: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS
4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO
5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA ESUCARISTIA


Como nos diz o Papa João Paulo II, o Rosário é o compêndio da Bíblia. Nele meditamos, em cada mistério, todas as passagens bíblicas: os Mistérios da Alegria (ou Gozosos - Anunciação do Anjo até o encontro do menino Jesus no Templo), Mistérios da Luz (ou Luminosos - Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia), Mistérios da Dor (ou Dolorosos - Agonia de Jesus no horto até sua crucificação) e Mistérios da Glória (ou Gloriosos - Ressurreição de Jesus até à coroação de Nossa Senhora).

Calendário das Eucaristias - 2º Período


Janeiro
Dia 9 – I Domingo do Tempo Comum – 10º ano
Dia 16 – II Domingo do Tempo Comum – 9º ano
Dia 23 – III Domingo do Tempo Comum – 8º ano
Dia 30 – IV Domingo do Tempo Comum – 7º ano


Fevereiro
Dia 6 – V Domingo do Tempo Comum – 6º ano
Dia 20 – I Domingo da Quaresma – ano
Dia 27 – II Domingo da Quaresma – 4º ano

Março
Dia 6 – III Domingo da Quaresma – ano
Dia 13 – IV Domingo da Quaresma ano
Dia 20 – V Domingo da Quaresma – 1º ano