A Páscoa é a grande festa dos cristãos. A Quaresma é um tempo de preparação para essa grande festa em que celebramos Cristo Ressuscitado, Ele que venceu a morte e está vivo entre nós!
Ao longo das semanas da Quaresma vamos construir um canto de oração. Para ir enriquecendo este espaço, ao longo das semanas da quaresma, vamos acrescentando diferentes símbolos.
O símbolo do 1º Domingo da Quaresma é a CRUZ.
Os catequizandos do 5º ano, relembraram que no dia do nosso Baptismo, ao entrarmos na Igreja, o primeiro gesto que os nossos pais fizeram, foi traçar o sinal da cruz na nossa testa. A cruz é um sinal da nossa fé, desde o primeiro momento da nossa vida como cristãos! E rezaram a seguinte oração:
Amigo Jesus,
Tu, que venceste as tentações,
Tu nos ensinas, com a tua vida, no caminho para a cruz,
Que podemos sempre confiar no Pai do Céu que nos dá Vida,
Pois «nem só de pão vive o homem».
Nós acreditamos em ti, Jesus, mas aumenta a nossa fé!
Aumenta a fé da nossa família!
Ámen.
Após a oração fizaram um Exame de Consciência.
- Escutamos o que nos diz o coração?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus.
- Sou capaz de fazer alguma coisa pelos outros? Gosto de ajudar? Sou vaidoso, orgulhoso? Gosto de ter todas as atenções voltadas para mim? Estou sempre à espera que me elogiem? Faço o que é necessário, lá em casa?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
- Sou capaz de partilhar? Gosto de dar? Estou atento às necessidades dos outros? Sou útil aos outros? Sei fazer as coisas, sem “dar nas vistas”?!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
- Rezo habitualmente ou quase nunca rezo? Rezo só para pedir, ou sei também agradecer? Sei fazer silêncio, para rezar? Que tempo dou a Deus,
na oração, na catequese, na Eucaristia? Esqueço-me facilmente de rezar ao Pai que está nos céus?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».
- Jejuar não é apenas não comer ou comer menos! O jejum não se refere apenas aos alimentos e às bebidas. Refere-se também ao barulho e ao ruído e a todas as coisas que nos distraem de Deus e dos outros! Podemos jejuar de palavras ofensivas, de gestos feios e violentos. Pensa, no teu coração:
- Sou capaz de deixar de comer, de beber ou de usar alguma coisa, para ajudar a quem mais precisa? Sou capaz de evitar o ruído e o barulho, para
melhor estudar e melhor rezar? Sou capaz de me “desligar” das máquinas, (mp3, PSP, ipod, computador) para dar mais atenção a Deus e aos outros? Digo palavras feias? Sou agressivo nos meus gestos?
No final, pediram perdão, rexando o Acto de Contrição.
Meu Deus, porque sois tão bom!
Tenho muita pena de vos ter ofendido!
Ajudai-me a não tornar a pecar!