Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

ACREDITAR

O grupo do 6º ano debruçou-se esta semana sobre o tema ACREDITAR.
Começaram por conversar sobre as suas dificuldades em Acreditar em determinadas situações do seu dia-a-dia e nas situações em que realmente Acreditam .

Assim, chegaram às seguintes conclusões:

Acreditar…
…é tentar muitas vezes até alcançarmos o nosso objectivo.
…é acreditar que consigo fazer alguma coisa.
…é ter esperança em nós próprios.
…é saber que vamos conseguir.
…faz parte do ser humano.
…é ser alguém no mundo.
…é acreditar em Deus.
…é nunca perder a fé.
…é ter amor a Deus.
…é nunca desistir.
…é ter confiança.
…é conseguir.
…é ter tudo.
…é ter paz.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Campanha de Advento 2010

O Natal é a grande festa da família. E é em família que os catequizandos são convidados a viver este tempo de Advento na preparação do acolhimento de Jesus que vem. Assim, voltamos a sugerir uma campanha de Advento-Natal voltada essencialmente para as famílias, tendo como sinal visível da caminhada a Coroa de Advento, em que cada uma das quatro velas irá simbolizar o «fogo da caridade» que cresce nos pensamentos, nas palavras, nas acções e nas atitudes.

O carderno com a campanha pode ser descarregado aqui.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Acampamento da Catequese 2010



Dia 25 de Setembro pelas 15:00 horas reunimo-nos junto á Igreja do Covão do Coelho, um grupo bem animado composto por 3 Catequistas e por 10 Catequizados (finalistas 2009/2010 e do 10º ano lectivo 2010/2011). Nos carros das catequistas e do Sr. Lapas partimos com destino a Constância, que muito bem nos acolheu, deixando a nossa aldeia para trás mas sempre presente no nosso coração. Na bagagem muita animação e expectativas de um super-fim-de-semana a acampar todos juntos.

Ao chegarmos, saímos do carro, bem alegres e fomos montar as tendas, o que demorou algum tempo, mas sempre seguindo o tema proposto pelas catequistas “UNIÃO e INTER-AJUDA.” Mais tarde fomos jantar e não faltou a vontade para seguirmos o tema proposto, estes momentos dignos de ”best of” além de ficarem para sempre marcados na nossa memória, ficaram também registados em fotografia para mais tarde recordar e “reviver”. O convívio não se ficou por aí, na Praça Central da linda Vila de Constância foi realizado um jogo de mímicas sobre os “7 PECADOS MORTAIS” o que deu para aprender, conviver, reflectir e conhecer a vila. De seguida, fomos para junto do rio comer “marisco” e bolo, cantar e fazer outro jogo “O JOGO DOS SENTIDOS”, este feito em pleno silêncio da noite onde o sentido da audição foi posto à prova. Durou até tarde até que as catequistas foram para as tendas, mas os queridos catequizados esticaram o convívio pois o sono não vinha e queríamos mais interacção.

Era ainda bem cedinho do dia 26 quando alguns elementos do grupo nos acordaram em grande euforia para continuar o que não tinha sido terminado no dia anterior. Depois da alvorada fomos todos jogar ténis e o mais hilariante é que ninguém sabia jogar mas todos se divertiram. Mais tarde fomos para o rio que estava bem gelado, mas não desistimos de mergulhar e nadar.

Ao meio-dia fomos almoçar para depois “batermos uma sesta” na relva à sombrinha fazendo a digestão e um por um escreveu o que mais gostou e o que menos gostou deste acampamento. A conclusão que tiramos foi positiva pois queremos mais e mais vezes este género de actividades, pois nos ajudaram a reflectir e a unir um grupo que vem sido formado desde a 1º classe.

Os mergulhos e a diversão voltaram mas infelizmente tínhamos que preparar a partida para junto da família. Assim, fomos arrumar as tendas e carregar os carros das catequistas e do Sr. Carlos. As 20.30h estávamos de novo junto a Igreja da nossa aldeia.

Foi um fim-de-semana e peras “cheio de frutas doces”, uma autêntica salada de fruta de animação, diversão e o mais importante a UNIÃO do grupo.

“Vamos viver melhor!”


Partindo da frase “Vamos viver melhor!”, os jovens do 6º ano, reflectiram sobre as situações que nos destroem a vida e as que nos fazem viver melhor, chegando às seguintes conclusões:

Situações que nos destroem a vida:
Os ladrões
O desemprego
O álcool
Os gays
Roubar
Matar pessoas
Não ajudar os outros
Beber demais
Darmos um tiro
Assaltarmos
Roubar roupa
Ir para a prisão
Não ser amigo dos outros
A morte de um familiar muito chegado
Quando estamos em baixo
Os nossos amigos serem falsos
Perder uma coisa que adorávamos

Situações que nos fazem viver melhor:
Demitir o Sócrates e o Cavaco Silva
Haver mais pessoas a limpar as ruas
Haver mais padres e mudar de Papa
Haver outro João Paulo II
Ser amigo de todos
Ter uma família para nos apoiar
Ser feliz
Ajudar as pessoas amigas
Viver em comunidade
Ser amigo, mesmo das pessoas que não são nossas amigas
Não ser cruel com os outros
Sermos unidos
Poupar dinheiro
Ajudar os menos afortunados
Ser prestável
Ganhar o euromilhões
Ter casa
Ter família
Viver no Havai
Ter saúde