Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Peregrinação das Crianças a Fátima

“Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro” é o tema da Peregrinação das Crianças de 2011, marcada, como habitualmente, para os dias 9 e 10 de Junho e que, este ano, no âmbito do primeiro ciclo do centenário das aparições (2017), evoca as aparições e os apelos do Anjo em Fátima.

“Pretende-se desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade. No crente, a atitude de adoração é o reconhecimento da transcendência de Deus; é a aceitação do Seu mistério; o desejo de O honrar e glorificar profundamente”, refere a Comissão Organizadora desta peregrinação, grupo presidido pelo reitor do Santuário de Fátima, Padre Virgílio Antunes.

Para ajudar as crianças a viver esta temática, o Santuário de Fátima proporá uma campanha, através da qual, semana a semana, as crianças serão convidadas “a fazer a descoberta de um tesouro”. Intitulado “Tesouro do Coração”, será depois trazido a Fátima nos dias da peregrinação, para ser entregue no momento próprio.

A campanha "Tesouro do Coração" decorrerá em Maio e os pormenores para participação serão divulgados em tempo oportuno. Em todo o caso, na rubrica que, mensalmente, o jornal “Voz da Fátima” dedica às crianças, intitulada "Fátima dos Pequeninos", outro membro da Comissão Organizadora da Peregrinação escreve sobre esta iniciativa. “Adorar assim este Deus tão formidável, que tanto nos ama, é como possuir um grande tesouro: um tesouro que faz a felicidade de qualquer um, mas que tem que ser descoberto, primeiro, a pouco e pouco”, afirma a Irmã Maria Isolinda, na edição de 13 de Março.

Para os dias da peregrinação, o programa propõe um percurso semelhante aos anteriores, este ano marcado por momentos de contemplação da transcendência de Deus, nas pequenas e nas grandes coisas da vida e do mundo.

Para o dia 9 o convite passa pela visita aos locais das aparições do Anjo; pela oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições; e por uma celebração na Igreja da Santíssima Trindade, intitulada “Com o Anjo, vamos adorar o Senhor”.

No dia 10, feriado nacional, em três momentos, duas outras celebrações serão apresentadas no mesmo local: “Toda a criação louva o Senhor” e “ O meu tesouro és Tu, Senhor”. O Rosário será recitado às 10:00, seguido da Eucaristia, no Reciunto de Oração, às 11:00.


Contactos: tel. 249 539 600 \ 10junho@fatima.pt

Peregrinação Diocesana Jovem 2011

Ora aqui está a actividade que muitos jovens da nossa diocese esperam todos os anos. Como já vem sendo hábito o Serviço da Pastoral Juvenil está a organizar um programa especificamente destinado aos jovens para o dia que antecede a peregrinação diocesana. Segue a informação mais relevante.

Data: 9 e 10 de Abril de 2011, no santuário de Fátima.

Destinatários: Jovens da diocese a partir do 10º volume de catequese

Programa 9 de Abril (Peregrinação Jovem)
14h30 - Início das actividades (debaixo da igreja da SS Trindade)
20h30 - Jantar partilhado (não se esqueçam!) no albergue do peregrino
22h30 - Oração Jovem na Igreja da Santíssima Trindade (capela da morte do Senhor)
23h30 - Adoração da Cruz e Confissões

Programa 10 de Abril (Peregrinação Diocesana)
(Participação no programa geral da diocese)
09h00 - Concentração na igreja da Santíssima Trindade.
10h00 - Oração do Rosário, na Capelinha
11h00 - Eucaristia no altar do recinto
14h30 - Apresentação do itinerário para os 100 anos das aparições (debaixo da igreja da SS Trindade).

Inscrição: A inscrição de todos os participantes é gratuita e obrigatória. Deve ser feita até dia 29 de Março!

Alojamento: Temos alojamento para quem estiver interessado; limitado a 60 rapazes e 60 raparigas por ordem de inscrição.

Inscrições e informações de alojamento: AQUI

In: http://www.leiria-fatima.pt/index.php

Fátima Jovem 2011

A 7 e 8 de Maio, o Santuário de Fátima vai encher-se de Jovens católicos de todo o país. As inscrições estão abertas. Para terem direito aos materiais do FJ (lenço e guião) terão que se INSCREVER ATÉ 17 DE ABRIL. Este é o prazo que o Departamento Nacional coloca para a encomenda dos materiais. Se se inscreverem depois desta data o valor da inscrição é o mesmo, mas não haverá garantia que terão os materiais.


Tema: Com Maria…enraizados em Cristo!

Programa
SÁBADO, 7 de Maio 2011
16h00 - Concentração e Caminhada até ao Santuário
17h00 - Boas vindas (Santuário)
18h00 - Espectáculo/Concerto (Parque no 2)
19h30 - Tempo livre para Jantar
21h30 - Terço (Capelinha das aparições)
21h30 - Procissão das velas (Recinto)
23h00 -Vigília do Cordeiro
Festival “A história das JMJ (Igreja da Santíssima Trindade)

DOMINGO, 8 de Maio 2011
10h00 - Concentração para entrada no recinto
11h00 - Missa de encerramento (Recinto)

Inscrições: AQUI até 17 de Abril.

Custo de inscrição 3,00 euros (inclui material alusivo ao evento)

In: http://www.leiria-fatima.pt/

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Campanha para a Quaresma de 2011

«Família, reacende o fogo da caridade que está em ti!». O apelo do Sr. D. António Marto, na carta pastoral para este ano («Chamados à caridade», n.º 3.11.), é o motivo para propormos, uma vez mais, uma Campanha essencialmente voltada para a vivência em família.
Ao longo das semanas da Quaresma, cada criança e adolescente é convidado a (re)construir um canto de oração em casa e a envolver a família na oração e na vivência da caridade: o «Canto da Caridade».
Partindo do texto do Evangelho de cada Domingo, é proposta uma pequena dinâmica de enriquecimento desse espaço de oração, uma oração para a família, e uma dinâmica para viver a caridade.
A campanha pode descarregada AQUI.
Também está disponível em texto para eventuais adaptações, AQUI.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bem-aventurados sereis...





Sob o tema das Bem-aventuranças, foi proposto ao grupo do 6º ano que reflectissem sobre o que lhes faz sentirem-se felizes e contentes no seu dia-a-dia.
Chegaram à seguinte conclusão:

Somos felizes quando…
… faço uma boa acção
… ajudo as pessoas
… tenho a família junta
… uma pessoa está doente e melhora
… estou a dormir
… estou reunido com os meus colegas
… vou à missa
… reconhecem os nossos valores
… temos comida para nos alimentar

Ficamos contentes quando…
… nos elogiam
… ajudamos alguém
… temos boas notas
… jogo playstation
… a professora de Religião e Moral diz para não fazer os TPC em casa porque temos de ver televisão e estar com a família
… ninguém nos chateia
… perdemos dez minutos a cantar na aula de Religião e Moral
… a professora de Português não bate a nenhum aluno
… a professora de Religião e Moral não canta nas aulas
… estou a jogar no computador do meu irmão e ele está a dormir
… vamos de férias
… o Benfica ganha
… ganhamos alguma coisa que queremos muito
… vou a algum lugar que não vou à muito tempo

Por vezes é difícil percebermos, como é possível que sejam feliz os que choram ou os que sofrem. Mas desde que Jesus nos ensinou do alto daquela montanha, qual a verdadeira felicidade, muitas pessoas têm acreditado que é possivel viver assim.
Tais como:

São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis



A Rainha Santa Isabel


Os Beatos Francisco e Jacinta Marto


A Madre Tereza de Calcutá, que nos deixou belas lições de vida.






Tal como eles, também nós podemos ser felizes ajudando o nosso próximo!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

IV Domingo do Tempo Comum - 2011

No passado sábado, dia 29 de Janeiro de 2011, coube ao 6º ano de Catequese de Covão do Coelho, dinamizar a eucaristia.

Iniciou-se a missa referindo que a partir deste Domingo, e até ao início da Quaresma, iremos escutar, no evangelho segundo São Mateus, o chamado «Sermão da Montanha». Trata-se de um conjunto de palavras e ensinamentos de Jesus, em que Ele faz perceber aos seus discípulos, como viver, no dia-a-dia, a nossa amizade com Ele. Este longo Discurso é uma espécie de «catecismo resumido», para a vida cristã.
Hoje vamos ouvir a parte mais bela deste Discurso. Jesus apresenta-nos as bem-aventuranças do Reino! Jesus felicita-nos, pelo facto de sermos seus discípulos e porque assim o Reinado do amor de Deus, pode encher de alegria o nosso coração! Ele quer-nos felizes. Que essa felicidade possa ser experimentada desde já, e aqui, no encontro com Ele.

Na Oração dos Fiéis, fizeram-se as seguintes preces:
1. (Pão) Senhor, que sejamos verdadeiramente pobres em espírito, partilhando o nosso Pão e a nossa Vida, com todos os que precisam de ajuda para viver. Oremos irmãos.

2. (Lenço) Senhor, que saibamos enxugar as lágrimas de todos os que sofrem, consolar os aflitos nas suas dificuldades e levar a todos uma mensagem de esperança. Oremos irmãos.

3. (Bíblia) Senhor, que tenhamos sempre fome e sede da vossa Palavra, de modo a fazermos cumprir o vosso plano de amor e de salvação, para todos os vossos filhos. Oremos irmãos.

4. (Ramo de Oliveira) Senhor, que sejamos construtores da Paz e da concórdia, levando a reconciliação, onde existe ciúme e divisão. Oremos irmãos.

5. (Cruz) Senhor, que não tenhamos medo de sofrer perseguição, nem receio de manifestar que somos cristãos, e dai-nos a fortaleza do vosso Espírito, nos momentos mais difíceis. Oremos irmãos.

6. (Sandálias) Senhor, que corramos e percorramos toda a nossa vida seguindo o caminho das bem-aventuranças, porque são para nós um verdadeiro projecto de felicidade total. Oremos irmãos.

Na Acção de Graças, partindo das Bem-aventuranças,fez-se as seguintes preces:

Felizes os pobres em espírito.
Imitai, pois, Aquele que sendo rico Se fez pobre por vós (2 Cor.8,9)!

Felizes os mansos.
Imitai aquele que disse: tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt. 11,29).

Felizes os que choram.
Imitai aquele que chorou sobre Jerusalém (Lc.19,41).

Felizes os que têm fome e sede de justiça.
Imitai aquele que disse: o meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).

Felizes os misericordiosos.
Imitai aquele que socorreu o ferido pelos ladrões e que jazia no caminho quase morto e desesperançado (Lc 10,33).

Felizes os puros de coração.
Imitai aquele que não teve nem sombra de pecado e sobre seus lábios não se encontrou ponta de malícia (1Pe 2,22).

Felizes os pacíficos.
Imitai aquele que disse em favor de seus perseguidores: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem (Lc 23,34).

Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça.
Imitai aquele que sofreu por vós, deixando-vos um exemplo para que sigais os seus passos (I Pe.2,21)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Festa dos Reis

Este ano celebramos o Dia de Reis, no dia 8 de Janeiro.
Iniciamos com a Eucaristia, na qual os 3 Reis Magos apresentaram as suas ofertas para o Menino Jesus. Tendo como guia uma Estrela, a assembleia dirigiu-se até ao salão paroquial para Adorar o Menino. Ao chegarmos à “gruta” encontramos o Presépio vivo.
Os primeiros a entregarem as suas ofertas ao Menino foram os 3 Reis Magos, oferecendo ouro, incenso e mirra.

Os pastores foram apresentando outros convidados que queriam entregar as suas ofertas. Os primeiros foram o Coro Dominical do Covão do Coelho que Lhe ofereceu a canção “Linda Noite”. Seguiram-se as crianças de Minde que tocaram duas músicas para o Menino.
Depois foi a vez do Rancho Folclórico do Covão do Coelho a oferecer-lhe as suas “Janeiras”.As crianças do Vale Alto ofereceram-Lhe um Jogral. Por último, foi o Coro Fogo de Deus a oferecer-Lhe a música “Ouro, incenso e mirra”.

Depois de entregues as ofertas ao Menino Jesus, houve comes e bebes.