Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

IV Domingo do Tempo Comum - 2011

No passado sábado, dia 29 de Janeiro de 2011, coube ao 6º ano de Catequese de Covão do Coelho, dinamizar a eucaristia.

Iniciou-se a missa referindo que a partir deste Domingo, e até ao início da Quaresma, iremos escutar, no evangelho segundo São Mateus, o chamado «Sermão da Montanha». Trata-se de um conjunto de palavras e ensinamentos de Jesus, em que Ele faz perceber aos seus discípulos, como viver, no dia-a-dia, a nossa amizade com Ele. Este longo Discurso é uma espécie de «catecismo resumido», para a vida cristã.
Hoje vamos ouvir a parte mais bela deste Discurso. Jesus apresenta-nos as bem-aventuranças do Reino! Jesus felicita-nos, pelo facto de sermos seus discípulos e porque assim o Reinado do amor de Deus, pode encher de alegria o nosso coração! Ele quer-nos felizes. Que essa felicidade possa ser experimentada desde já, e aqui, no encontro com Ele.

Na Oração dos Fiéis, fizeram-se as seguintes preces:
1. (Pão) Senhor, que sejamos verdadeiramente pobres em espírito, partilhando o nosso Pão e a nossa Vida, com todos os que precisam de ajuda para viver. Oremos irmãos.

2. (Lenço) Senhor, que saibamos enxugar as lágrimas de todos os que sofrem, consolar os aflitos nas suas dificuldades e levar a todos uma mensagem de esperança. Oremos irmãos.

3. (Bíblia) Senhor, que tenhamos sempre fome e sede da vossa Palavra, de modo a fazermos cumprir o vosso plano de amor e de salvação, para todos os vossos filhos. Oremos irmãos.

4. (Ramo de Oliveira) Senhor, que sejamos construtores da Paz e da concórdia, levando a reconciliação, onde existe ciúme e divisão. Oremos irmãos.

5. (Cruz) Senhor, que não tenhamos medo de sofrer perseguição, nem receio de manifestar que somos cristãos, e dai-nos a fortaleza do vosso Espírito, nos momentos mais difíceis. Oremos irmãos.

6. (Sandálias) Senhor, que corramos e percorramos toda a nossa vida seguindo o caminho das bem-aventuranças, porque são para nós um verdadeiro projecto de felicidade total. Oremos irmãos.

Na Acção de Graças, partindo das Bem-aventuranças,fez-se as seguintes preces:

Felizes os pobres em espírito.
Imitai, pois, Aquele que sendo rico Se fez pobre por vós (2 Cor.8,9)!

Felizes os mansos.
Imitai aquele que disse: tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt. 11,29).

Felizes os que choram.
Imitai aquele que chorou sobre Jerusalém (Lc.19,41).

Felizes os que têm fome e sede de justiça.
Imitai aquele que disse: o meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).

Felizes os misericordiosos.
Imitai aquele que socorreu o ferido pelos ladrões e que jazia no caminho quase morto e desesperançado (Lc 10,33).

Felizes os puros de coração.
Imitai aquele que não teve nem sombra de pecado e sobre seus lábios não se encontrou ponta de malícia (1Pe 2,22).

Felizes os pacíficos.
Imitai aquele que disse em favor de seus perseguidores: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem (Lc 23,34).

Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça.
Imitai aquele que sofreu por vós, deixando-vos um exemplo para que sigais os seus passos (I Pe.2,21)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Festa dos Reis

Este ano celebramos o Dia de Reis, no dia 8 de Janeiro.
Iniciamos com a Eucaristia, na qual os 3 Reis Magos apresentaram as suas ofertas para o Menino Jesus. Tendo como guia uma Estrela, a assembleia dirigiu-se até ao salão paroquial para Adorar o Menino. Ao chegarmos à “gruta” encontramos o Presépio vivo.
Os primeiros a entregarem as suas ofertas ao Menino foram os 3 Reis Magos, oferecendo ouro, incenso e mirra.

Os pastores foram apresentando outros convidados que queriam entregar as suas ofertas. Os primeiros foram o Coro Dominical do Covão do Coelho que Lhe ofereceu a canção “Linda Noite”. Seguiram-se as crianças de Minde que tocaram duas músicas para o Menino.
Depois foi a vez do Rancho Folclórico do Covão do Coelho a oferecer-lhe as suas “Janeiras”.As crianças do Vale Alto ofereceram-Lhe um Jogral. Por último, foi o Coro Fogo de Deus a oferecer-Lhe a música “Ouro, incenso e mirra”.

Depois de entregues as ofertas ao Menino Jesus, houve comes e bebes.